Apaixonado por animais cria prótese gigante pra elefante que perdeu uma perna ao pisar uma mina

27/12/2018 às 09:36.

Mosha, uma elefante do norte da Tailândia, tinha apenas 7 meses quando perdeu a perna ao pisar numa mina terrestre na fronteira de seu país com Mianmar. Ela então foi levada para o Friends of the Asian Elephant, um hospital que cuida de elefantes feridos, onde 2 anos depois acabou conhecendo seu anjo da guarda, o cirurgião Therdchai Jivacate.

Assim que tomou conhecimento do caso de Mosha, Jivacate decidiu ajudá-la, assumindo o maior desafio de sua vida: criar uma prótese gigante para que a elefante pudesse levar uma vida normal novamente.

“Quando eu vi Mosha, notei que ela tinha que manter a tromba no ar para conseguir andar corretamente. Na época, ela pesava cerca de 600kg e estava colocando dois terços do seu peso corporal em sua perna dianteira esquerda, o que foi fazendo com que ele ficasse torta”, disse o cirurgião, que já fez mais de 20 mil próteses para seres humanos, cães, gatos e algumas aves, além de manter uma ONG que fornece próteses de graça para amputados sem condições financeiras.


Após muitas tentativas e erros, Jivacate finalmente chegou a um modelo viável para Mosha. A prótese final é constituída por termoplástico, aço e elastômero que, confortavelmente, envolvem o coto do animal, sem tirar a mobilidade que a elefante precisa para andar.