Ao Vivo

Ambev lança 1ª água de lata do Brasil mirando redução de resíduos plásticos

23/10/2019 às 11:39.

Em busca da liderança no mercado nacional de água mineral, a Ambev acaba de lançar a primeira água em lata do Brasil. A AMA, marca que destina 100% do lucro para levar água potável aos mais necessitados, apresenta o líquido mais importante do mundo armazenado em material 100% reciclável.

Richard Lee, head de sustentabilidade da Ambev, afirma à Reuters que “é mais caro trabalhar com a lata que com o plástico, mas o que importa é o impacto. Não só as latas de alumínio são amplamente recicladas aqui como também são fonte de renda para milhares de famílias”, afirmou Lee, que destacou a liderança mundial do Brasil na reciclagem de latas de alumínio.

O lançamento da água em lata foi impulsionado por dados animadores sobre reciclagem. Em 2017, diz levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) e da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), 97,3% das latas deste tipo foram recicladas no Brasil.

A produção das latas de alumínio deve acontecer em uma cervejaria do Rio de Janeiro. Os planos são de distribuir o produto para todo o país. A AMA foi lançada em 2017 e espera concluir 2019 com 50 projetos financiados e mais de 43 mil pessoas beneficiadas, diz Richard Lee.

Resíduos plásticos

A água em lata faz parte do posicionamento da empresa contra a emissão de resíduos plásticos no meio ambiente. Quem mais sofre com a produção descontrolada de plástico são oceanos, destino de 80% de todo o lixo gerado no mar.

A Organização das Nações Unidas (ONU) acredita que até 2050 a quantidade de plástico na água seja maior do que o número de peixes. O Greenpeace no Reino Unido revela que 12,7 milhões de toneladas de plástico, como garrafas, são despejadas nos oceanos.

Via: Hypeness