Ama seu cachorro? Não dê chocolate para ele nesta Páscoa!

20/04/2019 às 13:16. Comente esta notícia!

 

Hoje é Páscoa! Dia em que toda a família deve se reunir para celebrar. E a confraternização religiosa, além do almoço caprichado, deve contar com muito chocolate. Mas nesta hora não podemos deixar de reforçar um alerta que já fizemos antes na Mania Animal: se você ama seu cachorro ou gato, não ofereça para eles ovos, bombons ou qualquer outra guloseima que tenha sido feita com chocolate. Isto porque o chocolate contem sustâncias que são tóxicas para os pets e que podem até matá-los.

A médica veterinária da PremieRpet Keila Regina de Godoy explica que o fígado dos cães e gatos não metaboliza direito uma substância presente no chocolate chamada teobromina, que está relacionada com a quantidade de cacau. E quanto mais cacau, mais teobromina o produto tem.

“Isso significa que os chocolates mais escuros e amargos, que contém maior percentual de cacau, são os mais tóxicos para os animais. No entanto, o chocolate ao leite e o chocolate branco também fazem mal e não devem ser oferecidos aos pets”, diz a veterinária.

Se ingerida, a teobromina pode provocar aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos e diarreia. “A gravidade do quadro varia de acordo com a quantidade ingerida”, reforça Keila.

 

 

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA TRIBUNA DO PARANÁ