Alunos fazem cantata de Natal em Libras para coleguinha surdo participar

20/12/2018 às 09:06.

O garoto Arthur, 8 anos, é o único aluno surdo na sua turma, mas a cantata de Natal deste ano foi em Libras.

Lembrou bastante a campanha de Natal de O Boticário, que mostra um aluno não-ouvinte participando da cantata na sua escola com a Libras, enquanto os coleguinhas cantam a canção. Já no caso da cantata da turma de Arthur todos participaram com a Libras.

Arthur tem perda auditiva severa nos dois ouvidos e usa um implante coclear no ouvido direito. Ele é aluno do 2º ano no Centro Educacional Estrela Mágica, em Juiz de Fora (MG). A ideia da cantata inclusiva partiu do interesse dos coleguinhas de Arthur pela Língua Brasileira de Sinais nas aulas de Ciências e Artes.

Arthur tem perda auditiva severa e usa um implante coclear no ouvido direito

“Tudo começou com algumas palavras em Libras que eles tiveram interesse em aprender. Amei a iniciativa das crianças. Conversei com a coordenadora e ela concordou. As crianças ficaram muito empolgadas”, contou a professora Barbara Nogueira em conversa com o Razões para Acreditar.

“A gente começou a ver que seria muito interessante. Porque se fosse só a cantata ele ficaria perdido. Foi uma emoção muito grande. A maioria dos pais choraram. As crianças não cantaram, fizeram só os gestos”, completa Julimar Salles, coordenadora pedagógica da escola.

 

O coração da mãe de Arthur, Anna Elisa, também era pura emoção misturada com gratidão à professora Barbara e aos coleguinhas de Arthur. “Eu fiquei muito feliz em saber que ele é querido. Ela teve a preocupação de procurar uma música, treinar e passar para as crianças.”

Anna Elisa e Arthur

Barbara aprendeu a canção “Natal” (Chiquititas) em Libras com uma amiga da faculdade que faz curso de Libras. “Eu gosto muito dessa música. Perguntei para as crianças se poderia ser essa e elas concordaram. Eu aprendi e as ensinei.”

“O Arthur ficou muito feliz em ver os coleguinhas falando a mesma língua que ele fala. Eu fico muito feliz pela escola, as professoras e principalmente pelas crianças abraçarem ele com tanto amor e dedicação”, afirma a mãe de Arthur.

No vídeo abaixo, Arthur (o segundo da esquerda para a direita) aparece sorrindo quase o tempo todo ao lado dos coleguinhas na cantata de Natal em Libras. Dá play e vem sentir um pouquinho dessa alegria!