Alô mamãe: confira cinco exercícios ideais para perder peso sem perder tempo

18/10/2018 às 11:41. Comente esta notícia!

É fácil encontrar mulheres com uma rotina baseada nos compromissos com os filhos, com a casa e, de quebra, trabalhar em dois turnos. Natural deixar os autocuidados em último plano. Por conta desse dia-a-dia tão corrido, fica complicado preparar refeições sempre equilibradas e encaixar treinos na academia com frequência. Por isso, é muito comum que as mamães se tornem sedentárias, percam mobilidade e sintam na saúde e na disposição os efeitos do sobrepeso.

E o problema não termina por aí. Comparado aos homens, emagrecer, fisiologicamente, é um processo muito mais difícil para as mulheres. Isso porque as mulheres possuem 20% menos testosterona que os homens e têm um corpo feito para acumular gordura, como explica a coach e preparadora física Estrela Terra.

As mulheres têm mais facilidade em acumular gordura corporal — Foto: iStock

As mulheres têm mais facilidade em acumular gordura corporal — Foto: iStock

– A testosterona é o principal hormônio responsável pela formação da massa magra, e isso já dificulta nossa vida. Além disso, temos alto nível de estrogênio e progesterona, que são hormônios relacionados à gravidez e ao ciclo menstrual, e que têm função de acumular gordura – disse.

Estrela entende bem como é a luta contra a balança e contra as temidas gorduras localizadas. Aos 39 anos, trabalha, possui tendência genética a engordar e tem uma filha. Sabendo do tamanho da dificuldade que mulheres como ela passam quando o assunto é emagrecer, Estrela criou o treino intensity, em parceria com Vinícius Possebon. Um programa especialmente pensado para que as mães consigam inserir a atividade física em sua rotina de uma maneira fácil e eficiente. O programa, que tem duração de dez semanas, conta com séries diárias com apenas 10 minutos de duração para não atrapalhar a rotina corrida. Além disso, os treinos usam o peso do próprio corpo e não é necessário nenhum tipo de aparelho de academia, nem muito espaço em casa.

Confira abaixo, cinco exercícios que fazem parte do estilo de treino do programa. A sequência tem cinco minutos de duração:

  1. Prancha com elevação de braço: Deite de barriga para baixo com os braços esticados e apoiados no chão. Eleve para frente um braço de cada vez. Depois eleve para os lados do mesmo modo. Evite ao máximo mexer o quadril.
    Tempo de execução: 40 segundos
    Descanso: 20 segundos
  2. Agachamento com salto: Agache como se estivesse sentando em uma cadeira, com as costas retas. Dê um impulso para cima no momento da subida.
    Tempo de execução: 40 segundos
    Descanso: 20 segundos
  3. Meio Burpee: Deite de barriga para baixo com os braços esticados e apoiados no chão. Traga as duas pernas simultaneamente para frente, em um pequeno pulo, ainda com os braços apoiados. Leve as pernas para trás no mesmo movimento.
    Tempo de execução: 40 segundos
    Descanso: 20 segundos
  4. Agachamento com elevação lateral de perna: Apoie as duas mãos na cabeça, com os braços abertos. Agache como se estivesse sentando em uma cadeira, com as costas retas. Na hora de subir, tente encostar o joelho esquerdo no cotovelo esquerdo, curvando o corpo lateralmente. Faça o mesmo movimento para o lado direito.
    Tempo de execução: 40 segundos
    Descanso: 20 segundos
  5. Prancha com abdução: Deite de barriga para baixo com os braços esticados e apoiados no chão. Abra e feche as pernas em pequenos impulsos)
    Tempo de execução: 40 segundos
    Descanso: 20 segundos