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Alimentos Funcionais | Engorda ou Não Engorda 98FM

17/04/2017 às 09:59.

Alimentos Funcionais

É  todo alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da alimentação ajudam tanto na melhora do funcionamento do organismo quanto na prevenção e tratamento de várias doenças. Os principais alimentos são:

ALHO

Contém alicina, é rico em vitamina E, selênio, enxofre e é importante na produção de algumas enzimas proteroras. Conhecido como “ o alimento que cura”.

Funções:  ação antibiótica, ajuda no combate à infecções, auxilia na redução dos níveis de colesterol, melhora a circulação sanguínea, reduz a hipertensão arterial e previne a formação de alguns tumores.

Recomendação de consumo: ingerir de 1 a 2 dentes de alho cru ao dia, espremido ou esmagado a fim de  melhorar a liberação dos seus componentes.

AVEIA

Rica em vitaminas do complexo B, vitamina E e fibras.

Funções ajuda a reduzir o LDL colesterol, conhecido também como o “mau colesterol”, desintoxicante do organismo, regula a função intestinal, pode auxiliar na redução da pressão arterial porque as fibras ajudam a relaxar as artérias, ajuda no combate da diabetes porque diminui a absorção de glicose no sangue e dá sensação de saciedade, o que pode contribuir na redução de peso.

Recomendação de consumo: ingerir  2 colheres (sopa) de aveia ao dia, junto com frutas ou iogurte, batido no leite ou também em forma de mingau.

AZEITE DE OLIVA

Rico em gorduras monoinsaturadas, tem importante propriedade antioxidante.

Funções:  previne doenças cardíacas e câncer, ajuda a aumentar a produção de HDL colesterol, considerado como o “bom colesterol” e reduz a pressão arterial.

Recomendação de consumo: ingerir 1 colher (sopa) de azeite ao dia sobre as saladas ou sobre o alimento já pronto.

Importante: deve-se usar com moderação pois o azeite – assim como todos os óleos vegetais- é muito calórico. Preferir o extra virgem e não o utilize pra fritar ou cozinhar porque o calor destrói as propriedades terapêuticas.

BRÓCOLIS

Um dos alimentos mais completos e nutritivos. Rico em antioxidantes, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, zinco, ácido fólico e potássio.

Funções:  possui propriedade anticancerígena, rico em betacaroteno que previne a catarata, previne a anemia e a hipertensão arterial, tem propriedade antiviral e antiulcerativa, contém o mineral cromo que ajuda a regular o nível de açúcar no sangue.

Recomendação de consumo: ingerir  1 xícara de brócolis 2 a 3 vezes por semana, cozido de preferência no vapor  para não perder os nutrientes.

CHÁ VERDE

Contém alto teor de catequinas que tem efeito antioxidante no organismo.

Funções:  pode prevenir o câncer, reduz o risco de doenças cardiovasculares, auxilia na circulação sanguínea e combate a hipertensão arterial, é digestivo e dirurético.

Recomendação de consumo: ingerir de 1 a 2 xícaras ao dia.

BEBIDA LÁCTEA FERMENTADA

Rica em nutrientes e lactobacilos que possuem efeito terapêutico.

Funções:  regula a flora intestinal, importante na absorção de vários nutrientes e estimula a imunidade.

Recomendação de consumo: ingerir  1 copo ao dia, de preferência longe das refeições.

PEIXES E LINHAÇA

Contêm ômega 3, um importante antioxidante.

Funções:  previne doenças cardíacas, ajuda a reduzir a pressão arterial, trata a artrite e o reumatismo, combate a psoríase e a dermatite e previne a formação de coágulo no sangue.

Fontes ricas em ômega 3: salmão, sardinha, arenque, atum fresco, cavalinha e semente de linhaça triturada.

Recomendação de consumo: ingerir peixes cozidos, grelhados ou assados 2 vezes por semana e 1 colher (sopa) de semente de linhaça ao dia, triturado preferencialmente na hora.

SOJA

Alimento rico em isoflavona e saponinas que possuem propriedades terapêuticas e nutritivas. Rico também em proteína vegetal e sais minerais.

Funções:  auxilia no tratamento da menopausa amenizando seus sintomas porque possuem fitoestrógenos que agem no organismo com efeito similar ao hormônio feminino estrogênio, melhora a relação LDL/HDL colesterol reduzindo assim riscos de doenças cardíacas; por conter fibras, ajuda no melhor funcionamento intestinal e no controle da absorção de glicose (açúcar) no sangue e  auxilia no tratamento da artrite.

Recomendação de consumo: ingerir 2 colheres (sopa) de soja cozida ao dia ou 2 copos de leite de soja.

TOMATE

Contém licopeno que é um carotenóide com importante função antioxidante no combate aos radicais livres que provocam o envelhecimento das células.

Funções:  melhora o sistema imunológico, inibe a formação de tumores, principalmente de próstata e age contra doenças cardíacas.

Recomendação de consumo: ingerir  1 tomate grande ao dia, maduro ou em forma de molho.

UVA, SUCO DE UVA E VINHO TINTO SECO

Ricos em compostos antioxidantes presentes na casca vermelha e roxa escura das uvas, tais como resveratrol, quercetina, taninos e flavonóides.

Funções anticancerígeno, anti-inflamatório, anti-trombótico e previne doenças cardiovasculares.

Recomendação de consumo: ingerir 200 ml de suco de uva ou 1 taça de vinho tinto seco ou 2 cachos de uva ao dia.

Importante: como o vinho contém álcool e por isso  prejudica outras doenças como por exemplo hipertensão arterial e diabetes, é preferível consumir em forma de fruta e/ou o suco.

OUTROS ALIMENTOS FUNCIONAIS AINDA EM ESTUDO:

  • BERINJELA – previne o câncer, é anti-depressivo, analgésico, auxilia na redução do colesterol e estimula o sistema imunológico.
  • CEBOLA – antialérgico, anti-inflamatório, auxilia no tratamento do câncer de mama e de próstata, regula a função intestinal, combate viroses, tem efeitos antioxidantes, auxilia na redução do coleterol, auxilia no tratamento da asma e previne a catarata.
  • MAÇÃ – previne doenças cardiovasculares, antibiótico, anti-inflamatório e digestivo.

 

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