Acordar no meio da madrugada tem causa hormonal, emocional e espiritual (para quem acredita)

09/07/2019 às 08:17.
insonia cama celular 1218 1400x800
ALDECAstock/shutterstock

Nada melhor do que uma boa noite de sono para revigorar o corpo e a mente. O problema é quando os sonhos mais profundos são interrompidos sem motivo aparente, causando um despertar abrupto no meio da madrugada.

Aí fica difícil conseguir dormir logo em seguida. E lá se vão minutos preciosos de descanso. Se isso acontece com frequência, pode não ser por acaso.

O que faz uma pessoa acordar no meio da noite?

Problemas hormonais

Uma das causas possíveis para o sono interrompido é a alta concentração do hormônio do estresse no organismo. Após enfrentar longos períodos de nervosismo, o corpo libera maiores quantidades de cortisol.

Esta substância prejudica o funcionamento do hipocampo, que é a parte do cérebro relacionada à memória, e pode afetar o sono profundo.

relogio lua madrugada 0319 1400x800
Brian A Jackson/Shutterstock

Fatores emocionais

Por sua vez, o estresse está intimamente ligado ao bem-estar emocional do indivíduo. Até mesmo um problema não resolvido martelando na cabeça já pode interferir na qualidade do sono. Mas o ambiente externo também interfere: televisão no quarto e celular antes de dormir não combinam com uma noite tranquila na cama.

Boa alimentação, meditação e exercícios são armas poderosas para combater males como a ansiedade, e também para garantir uma boa noite de sono. Se você está acordando muito no meio da noite, pode ser que seu corpo esteja mandando um sinal por uma vida mais equilibrada.

insonia perda sono 0119 1400x800
Photographee.eu/ShutterStock
Causas espirituais

Estes sinais podem ser bem mais profundos do que se imagina – pelo menos para quem acredita em forças espirituais. Muitas crenças tentam esclarecer este fenômeno com explicações parecidas, segundo as quais o próprio espírito tenta alertar sobre alguma coisa, seja relacionada à saúde do corpo ou às emoções. Em todos os casos, cabe ao indivíduo fazer uma autorreflexão para investigar a origem do problema.

Via: Vix