Ao Vivo

A Votorantim Cimentos abriu o processo de inscrição para o trainee em todo o Brasil, incluindo o Paraná

19/07/2018 às 14:55.

A Votorantim Cimentos abriu o processo de inscrição para o trainee em todo o Brasil, incluindo o Paraná – para o centro corporativo de Curitiba e unidade de Rio Brando do Sul, a maior fábrica de cimentos da América latina.

Foto: Pixabay

Programa de trainee busca diversidade com captação às cegas

Com o tema “Talentos Diversos e Futuros Possíveis”, a Votorantim Cimentos adota processo seletivo que está chegando no Brasil após fazer sucesso na Europa e nos Estados Unidos

Existe um processo seletivo que elimina os julgamentos precipitados, ao mesmo tempo que valoriza aspectos profissionais, características técnicas, competências, habilidades e tendências comportamentais dos candidatos. Uma seleção em que as informações pessoais do candidato, como nome da faculdade que cursou, formação e idade não são relevantes. Conhecido como às cegas, este tipo de processo está associado a empresas europeias e norte-americanas que prezam pela diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. E está chegando no Brasil.

Na Votorantim Cimentos, o modelo já está sendo adotado para o atual programa de trainee, com inscrições abertas até o dia 24 de agosto. “Pela primeira vez, nosso processo seletivo será às cegas”, explica Thatiana Soto Riva, Gerente de Captação, Desenvolvimento e Treinamento Global da Votorantim Cimentos. Ela complementa ainda que a tradicional longa lista de pré-requisitos na empresa se resume a apenas dois itens: candidatos com até três anos de formação no Ensino Superior, não importando a faculdade e formação, e que tenham inglês intermediário.

Com isso, a Votorantim Cimentos busca valorizar muito mais as histórias e experiências pessoais de cada um do que apenas o currículo dos candidatos. “O diferencial do programa de trainee da VC é que ele valoriza a diversidade dos talentos que queremos que façam parte da nossa história, ao mesmo tempo que propicia a chance de eles serem protagonistas de seus desenvolvimentos por meio de experiências e projetos desafiadores”, complementa Soto Riva.

Thatiana dá dicas valiosas para quem deseja preencher uma das 10 vagas do programa. “Buscamos pessoas engajadas com causas globais e comunitárias, super conectadas, colaborativas, esforçadas, práticas, proativas, que ‘se jogam’ e que gostam de aprender colocando a mão na massa, sem abrir mão de adquirir novos conhecimentos”, destaca o executivo. Serão vistos com bons olhos os candidatos que mostrarem autenticidade e demonstrarem conexão com o propósito da empresa – A Vida é Feita para Durar.

Outra dica da Thatiana: aproveitar o momento da apresentação individual para valorizar os marcos mais significativos da história de cada um.

O programa de trainee da Votorantim Cimentos tem duração de 16 meses e vai começar em janeiro de 2019. As inscrições já estão abertas e os interessados podem se candidatar até 24 de agosto de 2018 pelo site www.eureca.me.

A remuneração se aproxima de R$ 6.300, além de benefícios e Programa de Incentivo de Curto Prazo, com bônus de 2,5 a 3,75 salários. Ao ser selecionado, o trainee vai passar por quatro meses de integração, quando vivencia todas as operações e áreas da empresa. Em seguida, ele vai atuar em três Jobs, em áreas da sua escolha. Em paralelo aos jobs, os trainees participam do Programa Potenciar, formado por trainees e jovens internos de todas as empresas investidas do Grupo Votorantim, com três semanas de formação presencial e desenvolvimento de projetos em grupos.