A posição das espinhas no seu rosto pode revelar (muito) sobre a sua saúde

08/07/2019 às 08:42.

Vamos combinar: não tem nada mais chato do que espinhas que pipocam no rosto de repente, né?! Saiba que a acne é uma doença de pele inflamatória que provoca o surgimento de cravos (aqueles pontinhos pretos), espinhas e até nódulos endurecidos, além do aumento de poros e oleosidade. Pode surgir por genética “comprometida”, distúrbios endócrinos e variações hormonais, fatores externos (caso do sol e poluição), alimentação e até estresse.

Segundo a medicina ayurvédica, a posição das espinhas no rosto pode denunciar problemas em outras partes do corpo. Socorro!. “A doença tem relação com a intoxicação do organismo”, explica a terapeuta Sueli Szterling, do Espaço Kurma (SP).

“De modo geral, espinhas na testa, nariz e queixo, podem estar relacionadas a um desequilíbrio hormonal, pois essas áreas tem um grande número de glândulas sebáceas”, revela Sueli. Se as espinhas não pararem de aparecer na parte superior da testa e centro do queixo, preste atenção também ao seu sistema digestivo – principalmente estômago e instestino – e bexiga. Recomenda-se beber bastante água e evitar laticínios, alimentos com alto índice glicêmico, gordura trans e saturada que potencializam o desequilíbrio intestinal, consequentemente o processo inflamatório do organismo, como aponta a nutricionista Daniela Cyrulin. Já, os pontos que surgem abaixo da testa e no nariz, podem indicar problemas cardíacos e aceleração da pressão sanguínea, respectivamente.

2. Bochechas
“Alguns estudos apontam que problemas dermatológicos nas bochechas, como por exemplo dermatites, rosácea e acne, estão ligados a problemas respiratórios causados por uma baixa no sistema imunológico”, diz Sueli. “É preciso diagnosticar o que está afetando a imunidade. Pode ser estresse, má alimentação e até ficar muito tempo em ambientes fechado”, completa. Além disso, crises de erupções nas áreas abaixo das bochechas podem indicar problemas bucais: de gengiva ou dentes.

3. Sobrancelhas e olhos
As regiões estão ligadas ao fígado. Curioso, né?! Isso pode significar que o órgão está sobrecarregado, então evite o excesso de bebidas alcoólicas, açúcares, gorduras… Já se o problema sugir na laterais dos olhos, fique atento aos rins!

Via: Revista Glamour