8 usos do bicarbonato de sódio na limpeza da casa

18/09/2017 às 12:37.

Um produto que está na prateleira de todo o supermercado é um curinga na hora de limpar diversos ambientes e produtos dentro de casa: o bicarbonato de sódio.

O produto é tão maravilhoso para dar conta de odores e manchas que a personal organizer Rafaela Oliveira, do blog Organize Sem Frescuras, classifica-o como o “pózinho mágico” ou “o amigão”.

1 – Para limpar a parede

O bicarbonato de sódio é um ótimo produto de limpeza e desodorizador de vários produtos em casa. Foto: Bigstock.

Foto: Bigstock

Sabe aquele risco de caneta na parede que as crianças adoram fazer? Tem uma forma fácil de retirar a mancha. Misture água morna com uma colher de bicarbonato de sódio e use uma esponja não abrasiva para aplicar o produto sobre o risco. Com pouco esforço ele será eliminado.

2 – Limpeza do banheiro 

Foto: Bigstock

Foto: Bigstock

Na limpeza do banheiro ele pode ser usado para limpar o ralo. A dica é usar uma colher cheia de bicarbonato direto no ralo e colocar água fervente em seguida.

O outro uso no banheiro é para limpar os rejuntes. Em um borrifador coloque metade de água, metade de vinagre branco de álcool e uma colher de bicarbonato. Aplique sobre o rejunte, deixe agir por uma hora e esfregue.  Rafaela atenta para o caso de rejuntes muito encardidos. “Se estiver muito encardido, pode ser que não funcione. Será preciso usar um produto com cloro que tire as manchas mais persistentes. Depois mantenha a limpeza com bicarbonato no dia a dia”, explica.

3 – Sapateira sem odor

Six pairs of shoes on a shelf in the hallway in the house for the whole family: dad's mama's and child.

Foto: Bigstock

Para evitar que mau cheiro se instale na sapateira há uma dica muito prática: usar saquinhos de tecido dentro dos sapatos assim que eles saem dos pés e vão para os armários. Troque os saquinhos de tempos em tempos.

4 – Roupas brancas

Toothbrush and baking soda to clean

Foto: Bigstock

Para deixar meias, pano de prato e outras peças brancas, super clarinhas a dica é colocar em uma bacia com água, um pouco de sabão em pó, uma colher de bicarbonato e uma colher de álcool. Mergulhe a roupa e deixe de molho por uma hora. Depois lave normalmente na máquina.

5 – Garrafa de café

Foto: Bigstock

Foto: Bigstock

A garrafa de café ficará como nova se no intervalo de uso você usar um colher pequena de bicarbonato de sódio e água quente. Deixe descansar por ao menos uma hora. Pronto, o cheiro passou.

6 – Limpeza da geladeira

Foto: Bigstock

Foto: Bigstock

Bem, até aqui já deu para perceber que o bicarbonato é um poderoso eliminador de odores. O mesmo acontece na geladeira. Faça a limpeza com detergente e pano macio e em seguida borrife água com bicarbonato diluído nas laterais e prateleiras.

7 – Potes de plástico

Foto: Bigstock

Foto: Bigstock

Os potes que acondicionam alimentos ficam com cheiro forte, mas daí você quer usá-lo com outro produto. O que fazer? Lavar normalmente e depois colocar água e uma colher de bicarbonato. Fechar o pote e levar para o freezer. Depois de congelado, deixar descongelar e o cheiro sairá.

8- Polir prata

Foto: Bigstock

Foto: Bigstock

O site do Apartment Therapy indica que o uso de bicarbonato é uma alternativa para polir prata. Para tanto é necessário um recipiente de alumínio, bicarbonato, vinagre e água fervente. Deixando os objetos de prata de molho nessa mistura, basta polir com uma flanela depois de alguns minutos. Veja o tutorial (em inglês) aqui.

Dica importante

É importante lembrar que o produto tem prazo de validade. Então se você tem aquele saquinho antigo guardado há meses e meses na geladeira, vale dar um olhada no prazo. Se o produto já tiver sido aberto a validade é de cerca de seis meses. Na dúvida: prefira comprar um novo, é barato.

Fonte: Haus