8 dicas para a adaptação escolar dar certo

01/02/2018 às 11:31. Comente esta notícia!

Se é a primeira vez do seu filho na escola ou ele vai mudar de colégio, não importa. Com as dicas a seguir os primeiros dias no ambiente escolar podem ser melhores do que você imagina. Quem dá as dicas é Luciana Barros de Almeida, pedagoga, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia e Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento.

1. A família precisa, antes de mais nada, confiar que fez a escolha correta.

2. Os pais devem ser acolhidos durante o processo de adaptação da criança pela equipe da escola.

3. É normal a família se sentir insegura nesse começo, mas é preciso atenção para não transmitir isso ao filho, o que dificulta o processo. Por isso, controle o choro na hora de dar tchau, OK?

4. Se com a mãe a adaptação estiver muito difícil, vale a pena tentar que o pai (ou vice-versa) assuma por um período.

5. Não fuja ou se esconda. É importante sempre comunicar à criança quando vai se afastar, até que consiga se despedir dela e só encontrá-la na saída.

6. Converse com o seu filho sobre o novo desafio. Se possível, visitem a escola juntos novamente, quantas vezes acharem necessário, antes do início das aulas.

7. No caso dos bebês, vale levar para a escola algo de casa que transmita segurança, como a “naninha” ou o brinquedo preferido.

8. Já os maiores devem ser envolvidos na preparação para a vida escolar, como a compra do material e do uniforme, por exemplo.

 

 

Via: Revista Crescer