6 hábitos fazem a cor durar muito menos

25/08/2017 às 14:25. Comente esta notícia!

POWEROFFOREVER/ISTOCK

Se você pinta o cabelo, saiba que os agentes externos estão entre os principais “inimigos” da coloração.

Em primeiro lugar, como vilão número um, há a exposição diária e constante ao sol. Em seguida, a exposição excessiva às fontes de temperatura, como banho quente e aparelhos como secador e chapinha, que ajudam a desbotar a cor obtida.

Para evitar esses desgastes, a recomendação é aplicar diariamente um creme sem enxágue que contenha filtro solar e tomar cuidado com outros hábitos que também podem ser prejudiciais para a tonalidade da cor do seu cabelo. Descubra quais a seguir.
coloracao cabelo tintura 0916 697x1131

Erros que desbotam o cabelo

1. Aparelhos de calor intenso

Eletrodomésticos como secador de cabelo, chapinha e babyliss aumentam as chances dos fios desbotarem porque a temperatura dilata a cutícula dos cabelos tingidos. Quando você ultrapassa a temperatura de 140ºC, os pigmentos ficam mais vulneráveis.

2. Água clorada

Não só o cloro da piscina, com também o adicionado à água encanada é altamente prejudicial para a coloração dos fios. Além de oxidar a cor, transformando a tonalidade em outra diferente da escolhida, pode ajudar a eliminar as moléculas de pigmento dos fios.

3. Água salgada

Nesse caso, mais comumente encontrada no mar, mas também em algumas piscinas, a água salgada tende a ressecar os fios. Ao eliminar parte da umidade da estrutura capilar, o sal também dificulta a fixação da tintura nos cabelos.

4. Tratamentos químicos

A exposição a outros procedimentos químicos, como alisamento, permanente e escova progressiva também pode provocar uma saturação dos fios tingidos, fazendo com que eles fiquem mais vulneráveis ao desbotamento após tanta química.

banho lavar cabelo colorido 0817 400x800

5. Banho muito quente

Considere lavar o cabelo menos vezes por semana ou lavar só a cabeça com a ducha um pouco mais fria, se você é do tipo de gosta de tomar banho bem quente. A temperatura da água é a maior inimiga da saúde e aparência dos fios coloridos.

6. Shampoos antirresíduos

Produto bastante usado para remoção de resíduos químicos no cabelo, esse tipo de shampoo só deve ser adotado esporadicamente, principalmente, em quem pinta o cabelo. De poder altamente detergente, o shampoo tende a eliminar, inclusive, o pigmento dos fios.
Fonte: Vix