Ao Vivo

5 motivos de saúde pelos quais podem surgir pelos no queixo da mulher

30/07/2019 às 08:34.
pelo no queixo 1400x800 0719
airimages/shutterstock

Em mulheres, o aparecimento de pelos no queixo pode indicar um quadro de hirsutismo, nome complexo para uma condição comum e fácil de ser compreendida: surgimento repentino de pelos em excesso no rosto e em outras partes do corpo (como abaixo do umbigo e mamilos, por exemplo), que é mais normalmente vista em homens.

rosto pelos pele 11
PeolpeImages / Istock

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o hirsutismo está associado a mudanças hormonais, tem diversas causas e pode ser um sinal de alerta para variadas condições de saúde.

Pelos no queixo em mulheres: o que pode ser?

sindrome ovarios policistico 0717 1400x800
TefiM/istock

Síndrome dos Ovários Policísticos: um dos sintomas da doença é o aparecimento de pelos faciais no queixo e ao longo da linha da mandíbula queixo. O fato ocorre porque os hormônios sexuais masculinos, que têm ação aumentada na condição, estão relacionados ao crescimento dos pelos.

Síndrome de Cushing: a doença é causada pelo excesso de corticoide no organismo, que, além de provocar crescimento excessivo de pelos, ainda aumenta a circunferência do pescoço, causa aparecimento de espinhas e fraqueza muscular.

barriga mulher obesidade 0119 1400x800
Yingzaa_ST/shutterstock

Obesidade: o ganho excessivo de peso também pode estar relacionado ao surgimento de pelos no queixo, já que a condição favorece o aumento dos hormônios androgênicos, que estimulam o desenvolvimento e manutenção de características masculinas.

Diabetes e resistência à insulina: as condições podem elevar os níveis de testosterona do corpo e, consequentemente, resultar em surgimento ou aumento da quantidade de pelos no rosto. Portanto, é importante consultar um médico e realizar exames se, além do aparecimento dos pelos faciais, você experimentar cansaço excessivo e necessidade de fazer xixi com mais frequência.

remedio capsula mulher 0319 1400x800
GBALLGIGGSPHOTO/shutterstock

Uso de medicamentos: remédios utilizados no tratamento de endometriose também podem provocar crescimento de pelos no rosto da mulher. Os fármacos podem alterar a quantidade de hormônios no corpo, resultando em maior quantidade de pelos faciais.

Via: Vix