Parques estaduais estavam fechados devido a pandemia do novo coronavírus. — Foto: Denis Ferreira Netto/Sedest/Divulgação
Dezoito parques estaduais poderão reabrir para uso público e turismo a partir deste sábado (15). A decisão aconteceu por meio de uma portaria emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT), responsável pela manutenção das unidades de conservação.
Para as visitas será obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e medição da temperatura na entrada. Além disso, a capacidade de público será limitada para 50% em cada parque. A fim de evitar aglomerações, a decisão proíbe acampamentos, práticas esportivas coletivas e eventos.
Segundo o IAT, técnicos vistoriaram os locais para avaliar a possibilidade de reabertura. Apesar da autorização, a decisão final cabe aos municípios. Portanto, caso o município em que a Unidade de Conservação está inserida não autorize seu funcionamento, a decisão local deverá ser respeitada.
O Instituto orienta as pessoas a ligarem antes de ir até o parque, para se certificar da capacidade e, quando for o caso, agendar a visita.
Confira a lista de parques autorizados para reabrir:
- Parque Estadual Pico do Marumbi
- Parque Estadual do Palmito
- Parque Estadual Pico Paraná
- Parque Estadual Rio da Onça
- Parque Estadual Serra da Baitaca
- Parque Estadual do Monge
- Parque Estadual do Cerrado
- Parque Estadual do Guartelá
- Parque Estadual do Lago Azul
- Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo
- Parque Estadual Mata dos Godoy
- Parque Estadual de Ibicatu
- Parque Estadual de São Camilo
- Parque Estadual Cabeça do Cachorro
- Parque Estadual Rio Guarani
- Monumento Natural Salto São João
- Parque Estadual João Paulo II
- Parque Estadual Vitório Piassa.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.