10 superalimentos que chapam a barriga

09/08/2017 às 12:53. Comente esta notícia!

Se você não sofre de diabetes a palavra “insulina” é apenas um termo médico familiar, mas não completamente compreendido. Quem está acima do peso, no entanto, precisa entender melhor o papel da insulina se pretende emagrecer, pois ela pode estar prejudicando a saúde e, em excesso, contribuindo para o aumento de gordura da barriga.

Uma das maneiras de combater o problema é conhecer alguns alimentos poderosos que melhoram a sensibilidade à insulina e, consequentemente, ajudam a chapar a barriga. Confira alguns exemplos reunidos em uma lista do site “Rodale Wellness”:

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1. Mirtilos: um estudo de 2010 descobriu que obesos resistentes à insulina que consumiram um smoothie de mirtilo diariamente por 6 semanas experimentaram uma melhoria de 22% na sensibilidade à insulina. Além disso, a fruta possui baixo teor de açúcar, é rica em fibras e antioxidantes que combatem o envelhecimento, beneficiam a pele e a saúde do coração.

2. Abacate: rica em gorduras boas, a fruta ajuda a retardar a liberação de açúcares na corrente sanguínea, o que conduz a uma menor liberação de insulina. Abacates também contêm um tipo de carboidrato que é ótimo aliado da perda de peso.

3. Semente de chia: boa fonte de ômega-3, o alimento é rico em fibra, magnésio, potássio, ácido fólico, ferro e cálcio. Segundo estudos, a chia ainda tem a capacidade de estabilizar o açúcar no sangue, controlar os efeitos do diabetes, melhorar a sensibilidade à insulina e, consequentemente, a perda de peso.

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4. Linhaça: rica em magnésio, cobre, fósforo, manganês e fibras, o alimento ajuda a reduzir o açúcar no sangue, melhora os níveis de colesterol e ajuda na perda de peso.

6. Azeite: as gorduras boas presentes no alimento ajudam a incentivar a liberação do hormônio que controla o apetite e tem sido relacionado a uma melhora na sensibilidade à insulina.

7. Canela: apenas uma pitada de canela sobre seu iogurte pode ajudar a equilibrar os níveis de insulina. Estudos estimam que ½ colher de chá da especiaria por dia durante 20 dias é suficiente para melhorar a sua resposta à insulina e reduzir o açúcar no sangue em até 20%.

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9. Vinagre: de acordo com um recente estudo, o ácido acético presente no alimento melhora a sensibilidade à insulina pós-refeição, mesmo em pessoas que atualmente são resistentes à insulina.

10. Nozes: grande fonte de gorduras saudáveis, elas ajudam a reduzir a resistência à insulina e melhoram os níveis de colesterol. O alimento também é rico em proteínas vegetais e fibras dietéticas, dois macronutrientes que ajudam a garantir saciedade.

 

Fonte: Vix