Ao Vivo

10 objetos do dia a dia inventados pela NASA

04/09/2018 às 13:11.

Em uma viagem ao espaço, os astronautas precisam que as atividades básicas do cotidiano sejam o mais simples possível. E essa praticidade foi transportada para dentro das nossas casas sem que percebêssemos. Se hoje tiramos fotos em câmeras digitais, devemos agradecer à NASA, sabia? Confira abaixo alguns utensílios espaciais que invadiram o nosso dia a dia.

1. Aspirador de pó sem fio
Para coletar amostras lunares, a NASA contratou a Black & Decker para criar uma câmera de vácuo leve e compacta, o que levou à invenção do aspirador de pó sem fio.

A partir dos aspiradores, outros objetos ganharam versão sem fio (Foto: Guia dos Melhores/ Reprodução)

2. Poliuretano
Apesar do nome não ser muito conhecido, o poliuretano consiste em um material sólido com textura similar à espuma. Eles está presente no estofamento dos nosso colchões, cadeiras e sofás, além das esponjas de lavar louça, nos tecidos de lycra e até no solado de alguns calçados.

3. Câmeras digitais
A invenção das câmeras veio de uma missão interplanetária, na qual os cientistas precisavam de sensores digitais de imagem para câmeras em miniatura. A partir de então, essa tecnologia se desenvolveu para as câmeras profissionais e para smartphones.

As câmeras inventadas eram muito mais compactas e simples do que as de hoje em dia (Foto: Digital Photo Secrets/ Reprodução)

4. Liofilização
A liofilização é uma técnica de desidratação de produtos congelados a vácuo, utilizada em alimentos com alto teor de água. A partir dela, é possível dissecar alimentos sem retirar as propriedades nutritivas que eles oferecem. Frutas secas, refeições instantâneas e alguns produtos lácteos são obtidos por meio desta técnica. Com o tempo, a liofilização se expandiu para a indústria farmacêutica, para preservar hormônios, criar vacinas e conservar produtos biológicos que se degradam facilmente.

5. Pistolas de água
Na tentativa de criar um apetrecho para facilitar sistemas de refrigeração, o cientista Lonnie Johnson criou as pistolas de água, em 1982. Dessa vez, o tiro, literalmente, saiu pela culatra.

As invenções da NASA podem parecer simples e sem tecnologia (Foto: Mumii/ Reprodução)

6. Leite de fórmula
Ao desenvolver estratégias para a vida nas missões para Marte, a NASA patrocinou pesquisadores que descobriram um fungo capaz de sintetizar ômega 3 e ácidos graxos, duas substâncias muito presentes no leite materno. Hoje em dia, esse composto é encontrado nas fórmulas de leite para bebês, muito utilizado para mães com dificuldades na amamentação.

7. Sistema de controle de qualidade de alimentos
Na década de 1960, a NASA se juntou à Pillbury Co. para criar um sistema de controle de qualidade de alimentos com a intenção de evitar ao máximo que os astronautas adoecessem no espaço. Esse sistema se tornou o HACCP Food Safety Standards, uma abordagem preventiva da segurança alimentar contra riscos biológicos, químicos e físicos em processos de produção da comida.

8. Controle de vídeo game
Muitos dos controles de vídeo game que conhecemos hoje são inspirados na tecnologia da NASA. Eles foram criados para serem usados em simuladores de treinamento para astronautas e acabaram ganhando espaço nos computadores domésticos.

Os controles de jogo foram inspirados nos simuladores da NASA (Foto: Anderson Ross/ Reprodução)

9. Trilhos para estradas
Algumas estadas possuem ranhuras para tornar a condução mais segura e melhorar a aderência dos veículos ao solo. Esses sulcos foram inventados para ajudar no pouso das naves e melhoraram o atrito em 300%.

As ranhuras no solo aumentam a estabilidade dos veículos (Foto: Equiment World's Better Roads / Reprodução)

10. Filtro de água
Em 1950, já conhecíamos os filtros de água em suas formas básicas. Mas foi em 1963 que a NASA criou um sistema de filtração mais moderno para que os astronautas pudesse manter uma maior quantidade de água por longos períodos.

Além desses 10 acessórios, a NASA colaborou de diversas formas para facilitar e aprimorar o nosso dia a dia, como detector de fumaça, televisão por satélite e painéis solares.