10 motivos para você ir curtir o Carnaval em Pernambuco

18/01/2018 às 23:18. Comente esta notícia!

Por todo o Brasil, festas já celebram, a cada semana, o início do carnaval. Por isso, todo mundo já se sente contagiado pela alegria que a festa traz. O feriado, um dos mais aguardados pelos brasileiros, é famoso no mundo inteiro: só em 2017, o carnaval foi responsável por movimentar cerca de R$ 5,8 bilhões, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens (CNC). O motivo é a representatividade do Brasil ao redor do mundo com o carnaval: desfiles incríveis, muita cultura, alegria, música boa e festa.

Em Pernambuco, a folia se espalha por todo o estado de maneira descentralizada. Só em Recife, capital do estado, por exemplo, existem mais de 68 polos de animação e mais de 2.000 apresentações e shows, sendo avaliado positivamente por mais de 90% dos frequentadores. O resultado desse Carnaval tão democrático e inclusivo é o crescente fluxo de turistas nacionais e estrangeiros nos últimos anos, tendo sido visitado por mais de 1.660.700 pessoas no ano de 2016 e movimentando mais de R$1.2 bilhão na economia local, com ocupação hoteleira ultrapassando 96,44% dos leitos disponíveis na região metropolitana do Recife.

Ainda não sabe onde curtir o carnaval? Listamos 10 razões para você escolher o Pernambuco como destino:

1 – No Recife, o carnaval já começa na festa da virada do ano, onde o frevo, o samba e o maracatu tomam conta dos palcos. Olinda tem prévia todos os finais de semana de dezembro até a abertura oficial do Carnaval. Da turma mais festeira à família que quer conhecer a riqueza cultural brasileira, Pernambuco tem roteiro para todos.

2 – A folia de Recife é uma das maiores e mais expressivas do Brasil. Frevo, caboclinho, maracatu, boi, samba, afoxé e música contemporânea ganham espaço na programação. Várias expressões culturais acontecem ao mesmo tempo, em lugares diferentes, oferecendo opções para os foliões.

3 – Em Recife, é impossível não tem como não se encantar com o grande abre alas da festa: o Galo da Madrugada, bloco que arrasta milhares de foliões pelas ruas do centro da cidade. Também, no Sábado de Zé Pereira, acorda a cidade e dá boas vindas ao Carnaval. Nas primeiras horas do dia, antes mesmo do sol clarear, já se escuta os fogos que anunciam: o grande dia chegou. Um café da manhã com frutas e outras iguarias é servido às 7h no Forte das Cinco Pontas, local de concentração do desfile. A saída oficial do bloco que arrasta uma multidão fantasiada acontece ao toque dos clarins e toma conta do bairro de São José, centro do Recife, sempre às 9h da manhã.

4 – Se encante com Olinda! Desfiles de agremiações famosas, como Pitombeiras dos Quatro Cantos, Vassourinhas e Homem da Meia Noite agregam charme e tradição à festa. A criatividade e irreverência carnavalesca podem ser encontradas em cada canto da Cidade Alta, levando foliões de todas as partes do Brasil e do mundo a cair no passo junto a blocos como Eu Acho é Pouco e Enquanto Isso na Sala da Justiça. Na Terça-Feira Gorda, o desfile dos bonecos gigantes é uma das grandes atrações, transformando as ladeiras em uma imensa passarela, que encanta públicos de todas as idades. Não é à toa que Olinda tem o carnaval mais democrático do Brasil.

O Estado é conhecido por ter carnaval em todos os cantos! (Foto: ThinkStock)

5 – Durante a manhã do domingo de Carnaval o destino é Bezerros. Conhecida como a “Folia do Papangu”, o encontro acontece na Rua da Mariz. Os brincantes colocam máscaras e vestem túnicas compridas, dos pés à cabeça, para ficarem totalmente cobertos, ganhando a farra sem serem identificados. Bezerros fica a 115km do Recife e acesso até a cidade acontece pela BR-232.

6 – Tem festa no Estado inteiro! Seguindo alguns quilômetros rumo ao Sertão pela BR-232, encontramos folia e tradição . Nada menos que 130 blocos e troças encantam a população e os visitantes no Carnaval de Pesqueira. Por lá, você vai encontrar os famosos caiporas. Segundo a sabedoria popular, o personagem surgiu a partir da lenda de uma assombração que vivia na floresta e pregavam peças em moradores e caçadores, os Caiporas apareceram com o intuito de assustar as crianças da região. Criado em 1962, o bloco dos Caiporas arrasta multidões com foliões de todas as idades vestidos com paletó, calça, gravata, camisa de manga longa e máscaras grandes feitas de estopa. O bloco costuma sair no domingo e terça de carnaval, mas os personagens animam a festa todos os dias. O município está localizado a 215 km do Recife

7 – Segunda-feira de Carnaval é dia de Encontro de Grupos de Maracatu Rural, um momento de grande beleza plástica, onde a influência afro-cultural pode ser conferida no colorido das fantasias e na riqueza coreográfica. Os maracatus Piaba Dourado, Estrela de Ouro, Cambinda Brasileira, entre outros, são destaque no maior encontro de maracatus do estado. Mais de 50 grupos, entre maracatus e cavalos-marinhos, agremiações tradicionais, em alguns casos seculares, compõem o cortejo triunfante que comanda a folia carnavalesca em Nazaré da Mata.  A cidade fica localizada a 69 km do Recife, na Zona da Mata Norte, e o acesso se dá pela BR-408.

8 – Ursos, zebras, leões, bois, camelos e girafas fazem a folia do Carnaval de Vitória de Santo Antão, que conta com mais de 150 agremiações, entre blocos, troças e clubes de alegorias. A referência aos animais é uma tradição ligada aos brincantes, que denotam suas preferências em adereços e fantasias. Trios elétricos e carros alegóricos também são integrados à folia, que tem como dias mais animados a segunda e a terça de Carnaval. Para chegar em Vitória de Santo Antão, localizada na Zona da Mata Sul de Pernambuco, é preciso pegar a BR-232.

9 – Os caretas, principais personagens do Carnaval de Triunfo, são conhecidos como símbolo da cidade e patrimônio cultural do município. Quem nunca viu um desses brincantes por certo ficará bastante curioso: o estalido dos chicotes, o desenho das máscaras, as cores da indumentária, o som dos chocalhos, o movimento dos corpos encobertos, o silêncio dos personagens. Tudo desperta os sentidos e provoca emoções. Careta tem em todas as festas triunfenses, mas, sua grande apresentação acontece na segunda-feira de Carnaval. O acesso para o município de Triunfo é feito pela BR-232 e PE-365.

Praia de Maracaípe, em Pernambuco (Foto: G.LAB)

10 – Você ainda pode aproveitar o feriado do carnaval para descobrir as praias mais lindas do Brasil. Pernambuco é, também, conhecido por todo o seu litoral estonteante. Fernando de Noronha, Maracaípe, Boa Viagem são apenas alguns dos exemplos, que você pode conferir neste mapa.

 

 

 

Via: Revista Quem