10 maneiras de mostrar aos seus filhos o verdadeiro significado do Natal

27/11/2018 às 17:26. Comente esta notícia!

O Natal vai muito além da compra de presentes para amigos e familiares. É uma época para refletir sobre valores e sentimentos como solidariedade e empatia. Mas será que seus filhos sabem disso? Ou, para eles, o Natal se resume a ganhar presentes e tirar fotos com o Papai Noel? Veja a seguir 10 maneiras sugeridas pelo site Popsugar para mostrar às crianças o verdadeiro significado da data. Spoiler: isso não tem nada a ver com os presentes!

Leia histórias de Natal
Essa é uma boa forma de envolver toda a família com o espírito natalino. Uma dica é reunir todos no sofá ou na cama na hora de deitar e ler juntos as histórias, explorar os personagens natalinos e conversar sobre o verdadeiro significado da data.

Não encha seus filhos de presentes
Não há problema algum em comprar um ou outro item que seu filho pediu, especialmente se o comportamento dele tem merecido elogios. No entanto, comprar demais incentiva o consumismo e faz parecer que só os bens materiais têm importância. Justamente por isso, vale conversar com os tios, avós e padrinhos e pedir que, em vez de presentes, eles ofereçam, por exemplo, experiências às crianças. Pode ser um passeio no zoológico ou um almoço ou jantar em um lugar legal. Se ele ganhar presentes mesmo assim, ensine-o a desapegar de uma peça para receber outra. Doar os brinquedos a alguma instituição que cuide de crianças é uma boa opção.

Veja um coral
Mesmo que você não seja religioso, assistir a um coral amplia o repertório da criança e pode se tornar uma tradição emocionante e cheia de significados.

Passe mais tempo como a família
Até mesmo sem nos dar conta, estamos sempre com celulares a postos. Por isso, separar períodos de qualidade com os filhos, para estar 100% presente e interessado no que eles têm a dizer é muito importante. O Natal costuma ser cheio de programações, mas, mesmo que seja vendo as vitrines enfeitadas das lojas ou patinando nas pistas de gelo, mantenha sua atenção totalmente focada no seu filho – e o celular no bolso.

Faça artesanato
Criar seus próprios enfeites e lembranças é outra boa pedida para entrar no clima natalino e ainda ajuda a criança a entender o valor das peças feitas à mão.

Doe alimentos
Seja para um vizinho necessitado, uma instituição ou um morador de rua, o fato de doar algo que é seu para quem necessita ensina às crianças sobre a importância da solidariedade e da empatia.

Crie tradições
Em vez de ansiar por presentes todo Natal, aguarde ansiosamente as tradições que ele traz. Assistir a um filme especial, ir a um café e tomar seu chocolate quente preferido, levar as crianças para conhecer um lugar novo. Se você ainda não tem uma tradição, essa é a hora de criar a sua.

Cozinhe com as crianças
Na cozinha, você pode se divertir demais com seus filhos, ensinando-lhes uma nova habilidade. Que tal fazer massa de biscoito, verem-os assar e depois embrulhar cada um  e dar de presente aos amigos e familiares? Essa é uma oportunidade para as crianças entenderem também que os alimentos não “nascem prontos” ao abrir um pacote.

Vá ver as decorações de Natal
Tem algo mais gostoso do que ver as ruas da cidade iluminadas para o Natal? Isso ainda funciona como um lembrete para as crianças de que, mesmo quando as pessoas são diferentes ou não concordam em tudo, elas ainda podem se reunir e comemorar. E o Natal é a época para abrandar as diferenças, se encantar com as luzes coloridas e simplesmente ser feliz.

Escreva cartões de Natal
Faça seus filhos espalharem a alegria do Natal escrevendo cartas para seus amigos e familiares. Eles podem ser mais criativos do que você imagina! E, claro, é uma forma de  mostrar o carinho pelas pessoas que são importantes para vocês.