
Se você tem o costume de sempre adiar trabalhos e compromissos e constantemente perde o foco e a concentração em tarefas simples do dia a dia, saiba que talvez não seja “preguiçoso” ou “desorganizado” como costuma ser rotulado. Você pode simplesmente fazer parte de uma estatística que comprova: 1 em cada 5 pessoas é um procrastinador crônico.
Procrastinador crônico
Em um artigo para o jornal The New York Times, a escritora Heather Murphy explicou exatamente o que significa essa distinção. Um procrastinador crônico não somente adia uma tarefa, mas coloca vários setores de sua vida em constante indefinição.

Trabalho, vida pessoal, condição financeira, sociabilidade, enfim, tudo é minado por causa da procrastinação, que também provoca um eterno constrangimento. O adiamento de decisões de um procrastinador crônico não é definido apenas pela frequência, mas também pela gravidade do impacto que causa na vida da pessoa.
Segundo a autora, pesquisas apontam que a proporção de 20% é global, independentemente da cultura. Todos os países estudados apresentavam a mesma média, ou seja, 1 procrastinador crônico era encontrado em um grupo de 5 pessoas.
Dicas para evitar a procrastinação e manter o foco

3. Tire alguns minutos do dia para meditar e esvaziar a mente. O relaxamento e a atenção dedicada à respiração ajudam a aumentar a concentração e melhorar o rendimento no trabalho.

4. Fuja do “piloto automático” no trabalho e tente alternar as funções, sempre que possível. Alternar os afazeres ajuda a manter o cérebro mais ativo e evita que o cansaço ou monotonia roubem seu foco.
5. Além de fazer bem para o corpo, o hábito de beber água constantemente também ajuda o cérebro. Isso porque a mente fica mais cansada quando está desidratada e uma queda no metabolismo causada pela falta de líquidos pode atrapalhar a concentração.
Fonte: Vix