Fique Sabendo

Total de internações por uso de drogas supera o de alcoolismo

28 de fevereiro de 2013, 11:06. Comente esta notícia!

Hugo Harada/ Gazeta do Povo / O dependente Roberto (nome fictício), separou-se quatro vezes e não vê as filhas há dez anos

Fato inédito no Brasil está relacionado ao aumento do consumo de crack e à dependência de mais de uma substância.

As internações hospitalares decorrentes do uso de drogas e outras substâncias químicas ultrapassaram pela primeira vez o índice de ocorrências provocadas pelo consumo de álcool no Brasil. Segundo levantamento realizado no banco de dados mantido pelo Ministério da Saúde (DataSus), até novembro de 2012 (último dado disponível) foram registrados 48.722 internamentos causados por drogas, contra 48.506 de alcoolistas.

Historicamente, o índice de tratamentos de dependentes de álcool sempre superou o de qualquer outra droga em todo o Brasil (veja infográfico). No Paraná, os registros relacionados ao uso de álcool ainda superam o número de internamentos por drogas e outras substâncias psicoativas, porém essa distância vem diminuindo. Enquanto em 2008 a diferença era de quase 3 mil internações, no ano passado caiu para 791.

O crescimento do consumo de crack é um dos fatores que mais preocupam o poder público e pode ter acarretado o aumento de tratamento em todo o cenário nacional.

“A principal droga responsável por este tipo de tratamento tende a ser o crack”, afirma o coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Curitiba, Gus­­tavo Adam.

Saiba Mais na Gazeta do Povo

Nenhum Comentário

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

*

*