Fique Sabendo

Tsunami nas Ilhas Salomão

06 de fevereiro de 2013, 02:10. Comente esta notícia!

O terremoto de 8 graus na escala Richter que atingiu as Ilhas Salomão nesta quarta-feira provocou um alerta de tsunami no Pacífico Sul, informou o Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês).

O alarme foi emitido poucos minutos depois do sismo ocorrido nas Ilhas Salomão e vale também para Vanatu, Papua Nova Guiné, Nova Caledônia, Fiji, Kiribati e outros arquipélagos da região.

O boletim ainda põe em vigilância algumas zonas litorâneas de Nova Zelândia e Austrália, entre outros países.

O PTWC indicou ter recebido leituras indicando que um tsunami foi gerado, com um aumento de altura de cerca de um metro, e que as primeiras zonas afetadas seriam as Ilhas Salomão, Vanatu e Papua Nova Guiné.

“O tsunami pode ser destrutivo ao longo das costas próximas ao epicentro do terremoto e também seria uma ameaça para costas mais distantes. As autoridades devem promover as ações apropriadas em resposta a essa possibilidade”, indicou o PTWC.

O tremor, registrado às 23h12 de Brasília, aconteceu na província de Santa Cruz, com epicentro a cinco quilômetros de profundidade no mar e a 347 quilômetros da cidade de Kira Kira, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

 

Saiba mais: http://noticias.terra.com.br/mundo/oceania

 

Nenhum Comentário

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

*

*